Alvenarias de Tijolo Ecológico serão testadas na Universidade Federal de São Carlos
04/02/2025

A ANIFEM tem a satisfação de comunicar que o ano de 2025 será de grande avanço para o setor de Tijolos Modulares de Solo-Cimento, mais conhecido no Brasil como Tijolo Ecológico.

A razão deste avanço é a recente aprovação do Projeto de Pesquisa de Pós-Doutorado da Dra. Elaine Pavei pela Universidade Federal de São Carlos, através do seu Departamento de Engenharia Civil, e sob orientação do Professor PhD Guilherme Parsekian, que é uma referência nacional na área de Alvenaria Estrutural.

O projeto tem o objetivo de pesquisar experimentalmente e descrever o comportamento físico e mecânico da alvenaria estrutural construída com tijolos de solo-cimento.

A pesquisa foi aprovada em função da relevância do tema proposto, da excelente qualificação da Dra. Elaine, e do compromisso assumido pela ANIFEM de fornecer materiais, apoio logístico e mão de obra para a realização das alvenarias que serão testadas.

A pesquisa produzirá informações fundamentais que engenheiros, técnicos e cientistas poderão usar no cálculo estrutural e na avaliação do desempenho das alvenarias estruturais de tijolo de solo-cimento.

Outro objetivo é aferir e aprimorar o sistema construtivo em alvenaria estrutural de tijolos ecológicos.

As metas da pesquisa são as seguintes:

• Caracterizar o comportamento físico e mecânico dos diversos materiais a serem utilizados.

• Determinar o comportamento à compressão de prismas, pequenas paredes e paredes, para os diferentes tipos de blocos e argamassas utilizadas, visando identificar qual combinação proporciona os melhores resultados e, por qual motivo.

• Desenvolver equações que permitam estimar a resistência à compressão, flexão e cisalhamento de elementos de alvenaria de tijolos de solo-cimento, tendo como base as propriedades identificadas para blocos, argamassas, prismas e pequenas paredes nos ensaios de caracterização.

• Determinar parâmetros que permitam realizar simulação numérica das alvenarias pesquisadas, propor e validar modelos numéricos.

• Verificar se as equações previstas na NBR 16868-1 (ABNT, 2020), em normas internacionais e na literatura específica, para estimar a resistência da alvenaria de tijolos de solo-cimento e descrever seu comportamento, também, podem ser empregadas para a alvenaria de junta fina empregada neste estudo. Caso contrário, criar novas equações para essa finalidade.

• Propor texto técnico que permita o projeto seguro de alvenaria estrutural em tijolos de solo-cimento, dentro das limitações da pesquisa realizada.

O Tijolo Ecológico apresenta-se como uma alternativa mais sustentável para a construção civil diante do agravamento da Crise Climática, devido a baixa emissão de gases de efeito estufa de seu processo produtivo e construtivo.